A Cidade
Economia
A economia local tradicional tem por base a agropecuária, a indústria extrativa de minerais. No setor agrícola produz milho, arroz, café, mandioca, dentre outros. A pecuária está dividida entre a produção leiteira e a recria de novilhos para o abate. No setor de mineração, além do minério de ferro, possui reservas de manganês, bauxita e tantalita. A habilidade para fazer quitandas é uma tradição que acompanha a trajetória do município. Por esta razão, mais recentemente a indústria de produção de biscoitos se consolidou e assumiu um papel importantíssimo na economia local, o que acabou conferindo a São Tiago o título de “terra do café-com-biscoito”. Existem cerca de quarenta fábricas de biscoitos que geram dezenas de empregos diretos e indiretos. Destacam-se a torradinha (confeccionadas em diferentes sabores, tais como tradicional, queijo, alho, cebola, orégano, pimenta, pizza, parmesão) e os biscoitos doces, como as rosquinhas de nata, casadinho, entre outros.
Distritos e Povoados
O município possui um distrito, denominado Mercês de Água Limpa (Capelinha), além de doze povoados na zona rural: Capão das Flores, Fundo da Mata, Tatu, Patrimônio, Chapada, Córrego Fundo, Jacaré, Cajengá, Germinal e Povoado dos Melos, e duas comunidades com características quilombola: São Pedro das Carapuça e Içara.
Cachoeiras e rios
Outros atrativos naturais que São Tiago oferece são as belas cachoeiras e rios que proporcionam grande contato com a natureza e descanso para moradores e visitantes. Exceto o Rio do Peixe e o Ribeirão da Fábrica as outras cachoeiras são de difícil acesso.
Turismo
São Tiago pertence a Estrada Real e ao circuito Trilha dos Inconfidentes, estando bem próximo dos municípios de Tiradentes e da cidade histórica de São João del-Rei, distante cerca de 44 quilômetros do município. A população local é simples, alegre e hospitaleira, sempre disposta a uma boa prosa, típica do interior de Minas. A "Festa do Café com Biscoito", que acontece na praça da matriz, atrai visitantes de diversas localidades e está se consolidando como mais um atrativo da região. Começa na sexta com espetáculos musicais, se prolonga pelo sábado com degustações nos stands, oficinas e atividades culturais, e termina no domingo, mostrando a presença marcante do biscoito na vida da cidade. A cidade também possui alguns atrativos naturais: cachoeiras como as da Soledade e do Simplício; o Balneário da Usina; e o Recanto do Rio do Peixe, que dispõe de área gramada, uma prainha de 200 metros de extensão e duchas. Igrejas: além da Matriz de São Tiago em estilo Neo-clássico, a cidade possui a "Capela do Rosário", a "Capela de São Sebastião" e o "Santuário Deus e Pátria", também conhecida como "Igreja do Senhor dos Montes", com suas paredes repletas de inscrições. Externamente, elas se referem à Marinha, ao Exército e à Aeronáutica, com datas e fatos que ocorreram durante a participação do Brasil na Segunda Guerra e, internamente, a temas bíblicos. A capela está mais afastada do centro e dela se avistam os bonitos campos que cercam a cidade. As igrejas foram edificadas pelo importante filho da terra, Vigário Monsenhor Francisco Elói de Oliveira, veterano da Força Expedicionária Brasileira que auxiliou as tropas brasileiras na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O entretenimento principal das noites de São Tiago nos finais de semana são: o Magnatas Clube e a Sede Social Santiaguense com diversos bailes. Além dos clubes, São Tiago tem barzinhos e pastelarias para todos os gostos. E ainda proporcionam um ambiente agradável em contato com familiares e amigos.